Relatório global sobre spam e fraude telefônica: Quase um terço de todas as chamadas desconhecidas no primeiro semestre de 2024 foram indesejadas

HiyaO mais recente relatório da empresa sobre chamadas de spam e fraude em mais de 40 países revela várias táticas de fraude entre os países, incluindo a crescente prevalência de golpes de IA

Seattle, Washington (22 de agosto de 2024) HiyaA H1 2024 Global Call Threat Report, líder global em segurança de voz, publicou um relatório que explora o volume, a frequência e o tipo de spam e fraude telefônica nos principais mercados globais entre janeiro e junho de 2024.

Nos primeiros seis meses de 2024, o Hiya sinalizou quase 20 bilhões de chamadas como suspeitas de spam - mais de 107 milhões de chamadas de spam todos os dias. HiyaOs dados da mostraram taxas de sinalização de spam de mais de 20% das chamadas desconhecidas (chamadas provenientes de fora do catálogo de endereços de alguém) em 25 dos 42 países incluídos no relatório - com algumas taxas de sinalização de spam acima de 50%.

O primeiro semestre de 2024 também registrou um aumento nos golpes de deepfake de IA, que usam tecnologia de clonagem de voz gerada por IA para se passar por pessoas e/ou organizações. Antes das eleições primárias em janeiro, os eleitores de New Hampshire receberam ligações automáticas que se faziam passar por Joe Biden usando uma voz gerada por IA. À medida que as ferramentas de IA se tornam mais poderosas e acessíveis, o site Hiya prevê que as táticas de fraude de imitação de voz continuarão a crescer em 2024 e nos anos seguintes.

Os golpes do Medicare e de seguros continuam a atingir os americanos

Os americanos receberam uma média de 14 chamadas de spam por mês nos primeiros seis meses de 2024. A taxa de sinalização de spam varia de estado para estado, com Oklahoma, Indiana e Ohio tendo as taxas mais altas de spam em H1, enquanto Alasca, Nova York e Dakota do Norte tiveram as mais baixas. Os golpes de seguro-saúde e medicare foram populares nos EUA entre janeiro e junho, seguidos por outros golpes de seguro, incluindo automóvel, residencial e de vida. Os golpes fiscais também cresceram no primeiro semestre e aumentaram de forma constante até o prazo final de 15 de abril para a declaração de impostos.

França e Espanha continuam a ter o pior spam da Europa nos últimos sete trimestres

Mais da metade de todas as chamadas desconhecidas na França e na Espanha eram indesejadas, com taxas de sinalização de spam de 53% e 51%, respectivamente. Em média, os residentes franceses e espanhóis recebem mais de 12 chamadas incômodas ou fraudulentas por mês. Apesar das taxas semelhantes de sinalização de spam, a Espanha tem um problema maior de fraude, pois 12% das chamadas desconhecidas são fraudulentas, em comparação com 5% na França.

As chamadas fraudulentas mais comumente relatadas na Espanha foram golpes de serviços públicos e de vendas de telefones celulares. Em fevereiro, uma nova chamada de fraude do TikTok surgiu quando os usuários relataram ligações automáticas oferecendo 800 euros por dia para assistir e curtir vídeos no TikTok. Os golpes relacionados a serviços públicos, incluindo fornecedores de eletricidade e energia solar, foram os principais golpes no primeiro semestre de 2024 na França. Chamadas de telemarketing, chamadas de golpes relacionados a bancos e golpes de entrega de pacotes também foram comuns.

Residentes do Reino Unido são alvo de golpes de agências fiscais e da Amazon
O Reino Unido teve uma taxa de sinalização de spam de 28% de todas as chamadas desconhecidas, e 3% dessas chamadas eram fraudes no primeiro semestre. Os golpes telefônicos mais populares no Reino Unido no primeiro semestre do ano incluíram golpes fiscais, especificamente se passando pela Receita e Alfândega de Sua Majestade (HMRC), golpes da Amazon e golpes de cartão de crédito. Os golpes de criptomoeda, relacionados à energia e à imigração também estavam em alta.

Os brasileiros recebem o maior número de chamadas de spam por mês em todo o mundo

Os brasileiros receberam uma média de 26 chamadas de spam por mês no primeiro semestre de 2024. Mais da metade das chamadas não identificadas no país eram spam (51%) e 13% delas eram fraudes. Os golpes bancários são o golpe telefônico mais popular em todo o Brasil, com os usuários do Hiya relatando que os golpistas se fazem passar por um banco e ligam para confirmar informações pessoais e senhas.

Os golpes da Amazon aumentaram no Canadá

Embora os canadenses recebessem apenas uma média de 4 chamadas de spam por pessoa a cada mês, 7% dessas chamadas eram fraudes. Em 2023, os golpes da Amazon foram o golpe mais popular direcionado aos canadenses e continuaram na primeira metade de 2024, atingindo um pico em meados de abril. Os golpes que se faziam passar por funcionários do governo também foram populares em H1, seguidos por golpes de cartão de crédito e de criptomoeda.

"A fraude telefônica, o spam e o uso emergente de golpes de voz deepfake orientados por IA são ameaças crescentes ao canal de voz, afetando todos os usuários de telefone em todos os principais mercados", compartilhou Kush Parikh, presidente da Hiya. "O canal de voz merece o mesmo nível de vigilância que as empresas aplicam à segurança cibernética. Na verdade, a segurança de voz deve ser rapidamente integrada às estratégias de segurança cibernética, pois representa uma vulnerabilidade significativa na proteção das empresas."

Hiya metodologia do relatório

O relatório H1 2024 Global Call Threat Report baseia-se em uma amostra representativa de chamadas observadas pelo Hiya na Hiya Voice Security Network, que inclui dispositivos habilitados para Samsung Smart Call e o aplicativo móvel Hiya . As proporções de spam nesse relatório representam chamadas desconhecidas fora da lista de contatos de um indivíduo, chamadas que o Hiya identificou e sinalizou como fraude ou incômodo.

Faça o download do relatório completo H1 2024 Global Call Threat Report para saber mais.

Hiya tem a confiança de empresas, operadoras e consumidores globais para fornecer conexões seguras e envolventes e impedir chamadas indesejadas. Criado com base na Plataforma de Segurança de Voz líder mundial, o Hiya conecta empresas com seus clientes, ajuda as operadoras a proteger suas redes e protege as pessoas contra chamadas de spam e fraude. HiyaOs aplicativos SaaS da Hiya , Connect e Hiya Protect, atendem a mais de 500 milhões de usuários na rede Hiya , possibilitando a proteção de chamadas e a identidade para EE, Samsung, Ericsson e muito mais. Saiba mais em www.hiya.com.

22 de agosto de 2024

Contato: