A Telenor Norway implementa o site Hiya para impedir uma nova onda de chamadas fraudulentas direcionadas aos noruegueses

As chamadas fraudulentas aumentam 39% na Noruega, com destaque para o recente ataque de mais de 200.000 chamadas fraudulentas da Coreia do Norte em um único dia

A Telenor Norway implantou a segurança inteligente de chamadas da 's para proteger seus assinantes contra fraudes e chamadas incômodas. HiyaO serviço de segurança da 's é integrado ao aplicativo Se Hvem da Telenor para iOS e Android, e detecta e sinaliza chamadas fraudulentas e incômodas para os usuários da Telenor Norway. Como uma recente onda de 200.000 chamadas fraudulentas da Coreia do Norte atingiu a Noruega em 13 de janeiro, os usuários da Telenor Norway protegidos pela identificação de fraudes do Hiyanão foram vítimas do ataque generalizado de fraude.

"Estamos satisfeitos com a parceria com a Telenor Norway e com o fornecimento de nossas percepções e inteligência globais para garantir que seus clientes permaneçam protegidos contra essas ameaças globais de fraude."

"Não há dúvida de que os noruegueses são alvos muito procurados pelos golpistas", diz Ric Brown, diretor de telefonia móvel da Telenor Norway. "Agora que estamos introduzindo uma solução mais inteligente no mercado, esperamos que seja um pouco mais fácil manobrar em um cenário cada vez mais opaco. No entanto, eu ainda encorajaria todos a serem particularmente cautelosos e a se familiarizarem com os tipos de golpes que são comuns."

O lançamento do novo serviço ocorre em um momento em que as chamadas de fraude continuam a aumentar na Noruega, com um aumento de 39% nas chamadas de fraude em 2020. De acordo com uma pesquisa recente da Telenor, mais de 1 em cada 3 noruegueses relatou ter recebido chamadas fraudulentas e 17% relataram um aumento durante a pandemia da COVID-19.

"A recente onda de tentativas de fraude contra os noruegueses destaca a necessidade de uma camada adicional de segurança de voz para manter as pessoas protegidas contra chamadas fraudulentas", disse Kush Parikh, COO do Hiya . "Temos o prazer de fazer parceria com a Telenor Norway e fornecer nossos insights e inteligência globais para garantir que seus clientes permaneçam protegidos contra essas ameaças globais de fraude."

O crescimento das chamadas fraudulentas foi destacado em 13 de janeiro, quando mais de 200.000 chamadas fraudulentas direcionadas aos noruegueses foram detectadas a partir de números de telefone norte-coreanos suspeitos. A campanha usou o método Wangiri, um dos golpes telefônicos mais difundidos do mundo, em que os fraudadores ligam para a vítima e desligam depois de um toque para induzi-la a ligar de volta para um número de tarifa premium, que é como os fraudadores lucram. De acordo com a Telenor, mais de 2.000 noruegueses ligaram de volta, mas nenhum usuário protegido pela etiqueta de fraude do Hiyaretornou a ligação.

Os clientes de telefonia móvel na Noruega podem saber mais sobre esse novo serviço e o aplicativo Se Hvem acessando https://www.telenor.no/privat/mobil/app/se-hvem/.

19 de janeiro de 2021