O "golpe da escuta" surge como a mais nova tática de chamadas fraudulentas

O objetivo do golpe é fazer com que os usuários retornem a ligação; a operação inicial foi detectada e interrompida pela IA adaptativa do Hiya

SEATTLE - 05 de abril de 2022 - A HiyaA empresa de gerenciamento de desempenho de chamadas, Inc., líder em nuvem de gerenciamento de desempenho de chamadas, detectou a mais nova tática de chamada fraudulenta, o "Eavesdropping Scam". O novo golpe tem como objetivo fazer com que os usuários retornem a ligação deixando mensagens vagas no correio de voz em que uma voz desconhecida é ouvida falando sobre a vítima em potencial. Se a vítima retornar a ligação, os golpistas tentarão roubar informações pessoais ou dinheiro oferecendo serviços fraudulentos de isenção de impostos. HiyaA IA adaptativa da Apple detectou com sucesso essa nova tática e conseguiu encerrar a operação inicial em 24 horas, trabalhando com um provedor de serviços terceirizado.

Como funciona

O Eavesdropping Scam é bastante sofisticado. Primeiro, o golpista liga para a vítima em potencial de um número desconhecido e, como 79% das ligações desconhecidas não são atendidas, deixa uma mensagem de voz. Na mensagem, o golpista é ouvido conversando com outra pessoa sobre a vítima em potencial, afirmando: "Estou tentando entrar em contato com eles agora mesmo". Semelhante ao Wangiri Scam, o Eavesdropping Scam depende de a vítima estar tão interessada que decide ligar de volta. Depois que a vítima retorna a ligação, o golpista pode aplicar uma variedade de golpes, mais comumente oferecendo serviços fraudulentos de isenção de impostos.

O Eavesdropping Scam emprega uma nova tática (deixar mensagens de voz não descritivas para obter uma ligação de volta) e um novo script (fingir conversar com o destinatário). O golpe evita a maioria dos serviços de proteção de chamadas porque não apresenta nenhum dos marcadores típicos de chamadas de golpes: 1) as chamadas usam números legítimos, 2) as pessoas ligam de volta para os números, 3) a chamada soa muito pessoal apesar de ser uma chamada automática de grande volume e 4) o conteúdo da mensagem de voz é tão vago que não inclui nenhuma palavra-chave comum relacionada a fraudes.

Crescimento recente do esquema de espionagem

O Eavesdropping Scam surgiu pela primeira vez no início de 2022, marcando a primeira vez que essa tática e esse script foram detectados em uma campanha de chamadas fraudulentas. De acordo com dados do honeypot do Hiya- uma coleção de números de telefone não alocados pertencentes ao Hiya para observar e capturar golpistas - o golpe foi responsável por mais de 30% de todas as chamadas em seu pico. O crescimento rápido e repentino dessa tática indica que ela é nova e provavelmente se tornará generalizada.

Como acabar com o golpe

Embora o golpe possa escapar da detecção de outros serviços de proteção de chamadas, a velocidade e a inteligência da IA adaptativa do Hiyafizeram com que o Hiya sinalizasse mais de 90% dessas chamadas desde o primeiro dia. O tempo de resposta rápido é alimentado pelo Serviço de Inteligência em Tempo Real do Hiya, um recurso essencial da IA Adaptativa que permite que o Hiya detecte novos golpes com base em suas táticas, mesmo na primeira chamada. Em média, os números que fizeram a chamada para o Eavesdropping Scam foram sinalizados em menos de 12 tentativas de chamada. Depois de detectar e sinalizar com sucesso essas chamadas, o Hiya colaborou com um provedor de serviços terceirizado para encerrar a operação inicial em 24 horas, reduzindo efetivamente o volume de chamadas do Eavesdropping Scam para o honeypot do Hiyade 30% para 0% durante a noite.

Impacto do STIR/SHAKEN

O STIR/SHAKEN é uma ferramenta essencial para deter os autores de chamadas ilegais, mas continua a mostrar seus limites no ecossistema de chamadas fraudulentas altamente dinâmico e em constante mudança. Mais da metade das chamadas do Eavesdropping Scam conseguiu atingir os níveis B e C de atestado, o que significa que o autor da chamada foi parcialmente autenticado. Embora o serviço da Hiyause o sinal STIR/SHAKEN, esse é um dos muitos sinais usados pelos modelos da Hiyapara fortalecer sua capacidade de ir além das chamadas falsificadas e detectar também chamadas fraudulentas.

Do CEO da Hiya , Alex Algard:

"A detecção dessa nova e emergente tática de fraude mostra o poder dos recursos de IA adaptativa da Hiya. Como nossos modelos são de autoaprendizagem e se concentram em táticas, podemos detectar novos riscos de fraude em tempo real e, nesse caso, encerrar a operação antes que ela atinja a maioria dos usuários. No Hiya, nossa missão é erradicar totalmente as chamadas de spam e fraude da rede de voz, e o Eavesdropping Scam é o exemplo mais recente de como estamos superando os golpistas e protegendo os usuários."

Para saber mais, acesse www.hiya.com.

Hiya tem a confiança de empresas, operadoras e consumidores globais para fornecer conexões seguras e envolventes e impedir chamadas indesejadas. Desenvolvido com base na Plataforma de Desempenho de Voz líder mundial, o Hiya conecta empresas a seus clientes, ajuda as operadoras a proteger suas redes e protege as pessoas contra chamadas de spam e fraude. HiyaOs aplicativos SaaS da Hiya , Connect e Hiya Protect, atendem a mais de 200 milhões de usuários, potencializam serviços como o AT&T Call Protect e o Samsung Smart Call e fornecem insights de desempenho de voz para empresas em todo o mundo. Saiba mais em www.hiya.com.

5 de abril de 2022