Hiya Levanta US$ 18 milhões para transformar as chamadas móveis em todo o mundo

Rodada da Série A liderada pela Balderton Capital

HiyaA Lumia Inc., startup de rápido crescimento que torna as chamadas telefônicas móveis mais contextuais para milhões de usuários, anunciou hoje que arrecadou US$ 18 milhões em financiamento da Série A para expandir-se globalmente. A rodada foi liderada pela Balderton Capital, o principal investidor de risco em estágio inicial da Europa, com a participação da Nautilus Venture Partners e da Lumia Capital. O sócio geral da Balderton, Lars Fjeldsoe-Nielsen, um dos primeiros executivos do Uber e do Dropbox, fará parte da diretoria do Hiya.

Fundada pelo empreendedor em série Alex Algard, a Hiya foi lançada em 2016 para revolucionar a maneira como as pessoas fazem e recebem chamadas telefônicas. A empresa analisa mais de 3,5 bilhões de chamadas por mês para fornecer informações contextuais detalhadas aos usuários sobre quem está do outro lado da linha. O Hiya também facilita a realização de chamadas para empresas ao integrar a experiência de pesquisa local diretamente no discador do telefone.

A empresa já fornece esses serviços a mais de 20 milhões de usuários em 196 países, principalmente por meio de parcerias com algumas das principais operadoras e OEMs de smartphones do mundo, incluindo a AT&T e a Samsung mobile. Com sede em Seattle, a Hiya está crescendo rapidamente com mais de 50 funcionários em quatro escritórios em todo o mundo.

O novo capital será usado para expansão nacional e internacional, com uma parte significativa investida no suporte e na expansão do roteiro de produtos de IA e aprendizado de máquina da Hiya, bem como no crescimento de suas equipes de dados e engenharia. A empresa planeja dobrar seu quadro de funcionários no próximo ano.

"À medida que o setor de telecomunicações se torna mais competitivo, as principais operadoras sem fio e OEMs de smartphones estão se adaptando, inovando mais rápido do que nunca - e o Hiya está ajudando-os", diz o CEO da empresa, Alex Algard, que se mudou para Londres para supervisionar a expansão internacional do Hiya. "Estamos agora em modo de hipercrescimento e esse investimento ajudará a sustentar nosso impulso. Mas também estamos nos beneficiando de um know-how estratégico e operacional exclusivamente relevante para o setor móvel. Lars e Chris Rogers, da Lumia Capital, por exemplo, passaram muitos anos nas trincheiras como fundadores ou primeiros executivos da Uber, Dropbox e Nextel."

Banco de dados global
Por meio de parcerias estabelecidas com a AT&T, Samsung, T-Mobile, ZTE e aplicativos proprietários para Android e iOS, o banco de dados global da Hiya com informações abrangentes sobre o perfil do chamador identifica números legítimos e bloqueia chamadas conhecidas de spam ou fraude, permitindo que os usuários evitem ser vítimas de atividades fraudulentas cada vez maiores.

Hiya O Business Profiles, que foi lançado no início deste ano e está disponível incorporado à funcionalidade do discador para os usuários da Samsung como "Samsung Places" em mais de 28 países, aprimora a experiência de chamadas telefônicas entre consumidores e empresas. Com pesquisa e descoberta integradas, os usuários podem encontrar e ligar rapidamente para qualquer empresa local diretamente dos discadores de telefone da Samsung, eliminando a necessidade de realizar uma pesquisa na web ou abrir um aplicativo de terceiros.

"A equipe do Hiya está embarcando em uma grande jornada para combater a ameaça cada vez maior de spam e chamadas fraudulentas em escala global e, nesse processo, está criando um banco de dados mundial de empresas locais", diz Lars Fjeldsoe-Nielsen, da Balderton, que será o quarto diretor do conselho do Hiya, ao lado de Alex Algard, Geoff Entress, diretor administrativo da Pioneer Square Labs, e Mike McSherry, CEO da Xealth.

"Estamos incrivelmente empolgados com o potencial da tecnologia contextual da Hiya incorporada ao aplicativo discador, que facilita a conexão entre empresas locais e consumidores no momento ideal."

Sobre a Hiya
Hiya está revolucionando a maneira como as pessoas fazem e recebem chamadas telefônicas. Com a missão de proporcionar uma melhor experiência telefônica, o Hiya Caller and Business Profiles oferece aos usuários um contexto importante, fornecendo-lhes as informações certas no momento certo. Por meio da análise de mais de 3,5 bilhões de chamadas por mês, o Hiya protege dezenas de milhões de usuários contra chamadas indesejadas de robôs e spam em todo o mundo. O Hiya está disponível como um aplicativo para o consumidor no Google Android e no iPhone e está integrado à experiência telefônica do AT&T Call Protect, T-Mobile Name ID, ZTE Axon 7 e Samsung Galaxy S7, Galaxy S8, Galaxy Note8 e todos os usuários das séries A e J em todo o mundo. Para obter mais informações, acesse www.hiya.com.

Sobre a Balderton Capital
A Balderton Capital é a maior investidora de capital de risco em estágio inicial da Europa, focada exclusivamente em empresas europeias de tecnologia da Série A. Com sede em Londres, a empresa administra US$ 2,3 bilhões e investe em empreendedores que estão construindo negócios ambiciosos em nível global. Os sócios e a equipe de consultoria da Balderton incluem os fundadores e líderes operacionais de empresas multibilionárias, como Business Objects, Dropbox, Google, Uber e Yahoo. Os investimentos incluem a Talend, a Magic Pony Technologies (Twitter), a Betfair e o YOOX Group. Entre o portfólio atual da Balderton estão: Aircall, Carwow, Citymapper, Kobalt Music, LoveCrafts, Nutmeg, Prodigy Finance, Revolut, ROLI, SOPHiA Genetics, The Hut Group e Zopa. Para saber mais, acesse http://www.balderton.com ou siga @balderton.

19 de outubro de 2017